Atendimento de segunda à sexta das 08h00 às 17h00          Av. Crispim Furquim de Siqueira, 1800          (41) 3603-2205

CSN CIMENTOS DO BRASIL S.A REALIZA REUNIÃO TÉCNICA EM ITAPERUÇU.

0
Na manhã da última sexta-feira (13), Itaperuçu vivenciou um marco histórico com a reunião técnica realizada pela CSN Cimentos na Câmara Municipal. A empresa apresentou o projeto de instalação de sua maior unidade de produção de cimento no país, consolidando o município como um dos principais polos de desenvolvimento econômico do Paraná.
O empreendimento representa um investimento de R$ 3 bilhões e contempla duas unidades de produção vinculadas à extração minerária: uma fábrica de calcário na região do Campo Grande e Tijuco Preto e uma fábrica de cimento na localidade do Canelão. O projeto prevê a geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, durante a fase de obra e operação, transformando a dinâmica econômica e social da cidade e da região.
O evento contou com a participação de empresários, comerciantes, lideranças comunitárias, conselhos municipais, associações de moradores e autoridades civis, religiosas e dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
Durante a reunião, representantes da CSN detalharam o projeto da fábrica de Cimento. A exposição técnica apresentou o cronograma de implantação, as medidas de mitigação de impactos e as oportunidades que o empreendimento trará para a região, sendo que o projeto da fábrica de cimento está na fase de obtenção da LP (Licença Prévia). Informaram ainda que o projeto da fábrica de calcário agrícola já possui a Licença Prévia (LP) emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Segundo o prefeito Edilson Macadame, a chegada da CSN Cimentos é resultado de anos de planejamento estratégico. “Desde 2015, trabalhamos para adequar o ordenamento territorial do município, criando regras urbanísticas que foram aprovadas em 2021 e 2022 junto à AMEP (antiga COMEC). Esse esforço foi fundamental para atrair um investimento dessa magnitude”, destacou.
O prefeito enfatizou que o município está preparado para alinhar o crescimento econômico às demandas sociais e ambientais. “A maior cimenteira da CSN no Brasil será instalada aqui em Itaperuçu, com um investimento de R$ 3 bilhões e a geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Isso é motivo de orgulho para nossa cidade. Nosso desafio agora é garantir que esse desenvolvimento beneficie a população de forma equilibrada e sustentável.”
A reunião também foi uma oportunidade para interação e esclarecimentos. A comunidade tirou dúvidas sobre o cronograma de instalação e as compensações ambientais e sociais previstas. Além disso, uma audiência pública para o projeto da fábrica de cimento está programada para o início do próximo ano, reforçando o compromisso com a transparência e o diálogo constante.
Com este investimento, Itaperuçu se posiciona como protagonista no cenário econômico estadual, atraindo atenção e oportunidades para a população e para as empresas locais.
Grupo CSN
Fundada em 1941, a CSN foi a primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, um marco no processo de industrialização do País. Em 1993, após mais de cinco décadas como uma empresa estatal, a Companhia entrou em uma nova era ao ser privatizada e assumir um novo posicionamento de mercado. Hoje, a CSN não é somente uma siderúrgica nacional, mas também uma empresa de destaque mundial nos setores de mineração, cimento, energia e logística, graças à dedicação de seus mais de 40 mil colaboradores.
Atualmente, o Grupo está presente em 17 estados brasileiros e atua também em dois outros países – Alemanha e Portugal, tendo suas ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e de Nova York (NYSE). O protagonismo social da empresa concentra-se na Fundação CSN, com projetos que contribuem para a transformação social da comunidade nas áreas de educação, desenvolvimento comunitário, cultura e esporte.
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade