Atendimento de segunda à sexta das 08h00 às 17h00          Av. Crispim Furquim de Siqueira, 1800          (41) 3603-1680

História

Itaperuçu origina-se do tupi “ita – peruçu” caminho de pedra grande. Segundo a tradição local, as tribos indígenas que habitavam esta região, passavam pela região onde existia um grande espaço com pinheirais e lagoa de água boa, destinando-se a Corrian, hoje Itarema.

A referência a “pedra grande”, se explica pela formação geológica da região onde o município se situa. Em 01 de março de 1909, foi inaugurada a Estação Ferroviária de Itaperuçu. A primeira capela foi construída por Ângelo Benatto.

Em 1942 veio a família Soffiat que passou a trabalhar com extração mineral. A economia local baseou-se no extrativismo mineral. Na agricultura predomina o cultivo de feijão, milho, batata, hortifrutigranjeiros, no interior do município se encontram em expansão o cultivo da laranja e ponkan, além disso, se destaca muito bem a pecuária.

No interior contamos com reservas de árvores nativas, como bracatinga, que é muito usada pelos fornos de produção de cal, temos também plantações de pinheiros e em grande quantidade encontram-se pinus, hoje em dia muito usado para móveis e madeiras. Itaperuçu está numa região plana e é rodeada de morros e montanhas, entre eles está o Morro do Mossunguê, o mais alto de todos com 11.150 metros de altura em relação ao nível do mar.

Casarão Tenczuck

Acessibilidade